quarta-feira, 14 de março de 2012

John Cale - Vintage Violence (1970)

  Esse é o 1° album solo de John Cale, e com certeza um dos melhores de sua carreira, músicas extremamente cativantes,  Gideon's Bible, Adelaide e a balada Big White Cloud são os meus destaques mas o album merece ser ouvido por inteiro.


01. Hello There
02. Gideon's Bible
03. Adelaide
04. Big White Cloud
05. Cleo
06. Please
07. Charlemagne
08. Bring It On Up
09. Amsterdam
10. Ghost Story
11. Fairweather Friend
12. Wall (Prev. Unreleased)





terça-feira, 13 de março de 2012

The Velvet Underground - Loaded (1970)

       Esse é o 4° album do velvet, o último com Lou Reed, e o que possui a sonoridade mais comercial, não é o meu album favorito, mas com certeza ainda possui grandes canções e principalmente grandes letras, destaques para aura hippie de Who loves the sun, a mais conhecida do album Sweet Jane, a empolgante Rock n' Roll, e a épica Oh! Sweet nuthin, apesar de longe da sonoridade dos velvet ainda assim um grande disco de rock.


01. Who Loves The Sun
02. Sweet Jane
03. Rock & Roll
04. Cool It Down
05. New Age
06. Head Held High
07. Lonesome Cowboy Bill
08. I Found A Reason
09. Train Round The Bend
 
10. Oh! Sweet Nuthin’






domingo, 11 de março de 2012

John Cale - Fear (1974)

     Vamos falar agora de um trabalho solo de nada mais nada menos do que o homem responsável por boa parte do experimentalismo dos velvets, John Cale, e para aqueles que esperavam por um album experimental e barulhento eis que surge, Fear (1974), um album oposto a tudo isso, de um bom gosto sensacional, não há como não simpatizar com pérolas como  Fear is a Man's Best Friend, a balada Ship of Fools, a barulhenta Gun, e a minha favorita The Man Who Couldn't Afford to Orgy, com o melhor solo de guitarra do disco.


    01 - Fear is a Man's Best Friend
    02 - Buffalo Ballet
    03 - Barracuda
    04 - Emily
    05 - Ship of Fools
    06 - Gun
    07 - The Man Who Couldn't Afford to Orgy
    08 - You Know More Than I Know
    09 - Momamma Scuba





sábado, 10 de março de 2012

Nico - Chelsea Girl (1967)

     Se o album solo de MoTucker tem muito de Velvet Underground, a mesma coisa não podemos dizer da estréia solo de Nico, com um som totalmente folk onde distorções dão lugar a cordas e sopros, musicas de grandes compositores como Bob Dylan (I'll Keep It With Mine), e seus ex-companheiros de velvet Lou Reed e John Cale (Little Sister) dão um ar clássico ao álbum, mas a minha preferida ainda é The Fairest of the Season, não consigo descrever a sensação ao ouvir esta música, algo sublime, só ouvindo para entender.


01 - The Fairest of the Seasons
02 - These Days    
03 - Little Sister    
04 - Winter Song    
05 - It Was a Pleasure Then        
06 - Chelsea Girls    
07 - I'll Keep It With Mine    
08 - Somewhere There's a Feather    
09 - Wrap Your Troubles in Dreams    
10 - Eulogy to Lenny Bruce





sexta-feira, 9 de março de 2012

Maureen Tucker - Life in Exile After Abdication (1989)

   Mais conhecida como Mo tucker, a baterista dos velvets mostrou através de Life in Exile After Abdication (1989) que era mais do que uma simples baterista, com um som experimental e músicas viciantes além de um "cover" do próprio velvet para Pale Blue Eyes que ficou tão incrível quanto a original, grande disco altamente recomendável.


 01 - Hey Mersh!
02 - Spam Again
03 - Goodnight Irene
04 - Chase
05 - Andy
06 - Work
07 - Pale Blue Eyes
08 - Bo Diddley
09 - Talk So Mean
10 - Do it Right





quinta-feira, 8 de março de 2012

Lou Reed - Coney Island Baby (1976)

  Apartir de hoje vou começar a postar também trabalhos solos dos integrantes do Velvet, e para começar nada melhor do que um disco solo do Lou Reed.
  Admito que não foi uma tarefa muito fácil escolher um disco para realizar esta postagem tentei fugir dos óbvios e decidi por Coney Island Baby (1976), um dos discos mais comerciais compostos por Lou, mas não tem como não se apaixonar por canções como She's My Best Friend, Ooohhh Baby, Crazy Feeling e Kicks, ouça sem preconceito.

              
 01. Crazy Feeling
02. Charley's Girl
03. She's My Best Friend
04. Kicks
05. A Gift
06. Ooohhh Baby
07. Nobody's Business
08. Coney Island Baby





quarta-feira, 7 de março de 2012

Biografia Velvet Underground

  BIOGRAFIA.
        The Velvet Underground foi uma banda de rock norte-americana, formada em 1964, por Lou Reed (voz e guitarra), Sterling Morrison (guitarra), John Cale (baixo), Doug Yule (que substituiu Cale em 1968), Nico (voz), Angus MacAlise (bateria) e Maureen Tucker (que substituiu Angus MacAlise).
História.
        Os Velvet Underground foram uma banda de vanguarda na década de 60, caracterizados por um estilo experimental, pouco comercial para a época. A banda tinha como mentor intelectual (e, mais importante, financiador) o artista plástico estadunidense Andy Warhol, que se dizia cansado da pintura e promovia incursões por outros campos artísticos como a música e o cinema. Apesar das suas grandes músicas, a banda não fez sucesso enquanto esteve ativa, seus álbums não vendiam muito e sempre haviam conflitos internos. A inclusão de Nico no VU foi imposta por Andy Warhol, mas ocorreu rejeição e conflito por parte da banda. Como uma forma de objeção, o nome do grupo no primeiro álbum foi “The Velvet Underground & Nico”, excluindo-a, de certa forma, da banda. Logo após o lançamento do álbum “White Light/White Heat” Andy Warhol foi despedido e Nico foi retirada da banda.
        O primeiro disco, The Velvet Underground and Nico (1967), notabilizou-se por uma banana na capa (feita por Andy Warhol), e também pelas composições completamente vanguardistas para os padrões da época, tratando de temas como drogas (”I’m Waiting For The Man”), sadomasoquismo (”Venus In Furs”), prostitutas (”There She Goes Again”), e até ocultismo (”The Black Angel’s Death Song”). As vendas do LP, no entanto, foram pífias, mas existe uma lenda na qual quem o comprou montou uma banda após ouvi-lo – por exemplo, artistas como Iggy Pop, David Bowie, Depeche Mode, Joy Division, Sonic Youth, Jesus and Mary Chain, Nirvana e Nine Inch Nails foram influenciados pelo Velvet Underground.
        Gravado em poucos dias, “White Light/White Heat” foi lançado no início de 1968. Após esse álbum (que é mais barulhento e tão ousado quanto o seu antecessor, e conta com clássicos como a faixa-título, “Here She Comes Now” e “Sister Ray”), John Cale, responsável pelos experimentalismos musicais, saiu da banda, que passou a ter Lou Reed, de maior apelo artístico e poético, como único líder.
No ano seguinte, veio o 3º álbum, chamado simplesmente de “The Velvet Underground”. Ele expõe um som mais acústico e introspectivo do que os anteriores, e é recheado de ótimas composições como “Candy Says”, “What Goes On”, “Beginning To See The Light”.
O derradeiro trabalho com Lou Reed ainda na banda foi “Loaded”, que conta com três das músicas mais famosas do VU: “Who Loves The Sun”, “Sweet Jane” e “Rock and Roll”. Após a saída do vocalista em 71, a banda ainda continuou na ativa pelos dois anos seguintes e até lançou um LP (”Squeeze”), mas o mesmo sequer é considerado parte de sua discografia oficial.
O ambiente natural de criação e trabalho do VU era a chamada “Factory”, prédio alugado por Warhol e decorado por Billy Name, para reunir seus companheiros exóticos.
Recentemente o Velvet se reuniu para alguns shows, que culminaram num álbum duplo, “Live MCMXCIII”, com as principais músicas da carreira da banda.
        O VU sempre foi conhecido pelo som alternativo, desvinculado de interesses comerciais e que focalizava quase sempre temas relacionados ao submundo (narcóticos, prostituição, criminalidade, etc). Demoraram anos para serem reconhecidos pelo grande trabalho, o que só prova o quanto a sonoridade deles estava bem à frente de sua época.


Texto: Wikipédia

The Velvet Underground (1969)

   Para fechar o ciclo dos lançamentos mais importantes dos velvets, The Velvet Underground (1969) o disco menos experimental, menos psicodelico, mais acústico, melodias mais acessíveis, mas as letras continuam no mesmo padrão Lou Reed de sempre, destaques para Candy Says, Jesus, e a minha preferida Pale Blue Eyes ouça sem medo de ser feliz.

                                                 
01. Candy Says
02. What Goes On
03. Some Kinda Love
04. Pale Blue Eyes
05. Jesus
06. Beginning to See the Light
07. I’m Set Free
08. That’s the Story of My Life
09. The Murder Mystery
10. After Hours





domingo, 4 de março de 2012

The Velvet Underground & NIco (1967)

    Para dar íncio as postagens nada melhor do que o primeiro album dos velvets, The Vevet Underground and Nico (1967), um disco simplesmente sem comentários, todos grandes clássicos da banda estão lá, Sunday Morning, Heroin, Venus in Furs e outros, fica díficil citar a minha preferida, escute e tire suas próprias conclusões.


01. Sunday Morning
02. I’m Waiting For The Man
03. Femme Fatale
04. Venus In Furs
05. Run Run Run
06. All Tomorrow's Parties
07. Heroin
08. There She Goes Again
09. I’ll Be Your Mirror
10. The Black Angel’s Death Song
11. European Son






sábado, 3 de março de 2012

Apresentação do Blog

   Olá ,Velvetianos


   Este blog tem como intuito divulgar a música de uma das maiores bandas de todos os tempos o Velvet Underground com downloads, videos, biografias, letras e etc...
   Além de disponibilizar material também da carreira solo de seus integrantes, os albums serão postados um por um pois infelizmente disponho de pouco tempo para fazer upload dos arquivos, mas espero que o mais rapido possivel possa disponibilizar todo o material que tenho a disposição.
   Para tornar este espaço ainda mais interativo estarei aceitando sugestões e troca de materiais através do e-mail do blog, desde já agradeço a todos e tenham uma boa viagem ao som dos velvets.








*Este blog tem intuito de popularizar músicas, videos e textos, e não incentiva a pirataria.